Você sabia que pode consultar o FGTS através do CPF?

Consultar o FGTS com o CPF: O FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é um benefício e direito de todo o trabalhador que atua no mercado de trabalho com a carteira assinada. O FGTS é uma garantia que o trabalhador possui em caso de demissão sem justa causa, garantia a uma indenização. Se você quer saber como consultar o saldo do seu FGTS pelo CPF, leia nosso artigo.

Primeiramente, você precisa saber que os depósitos no FGTS feitas pelo empregador não são descontados na sua folha de pagamento. Esses valores correspondem a 8% do salário do trabalhador e é obrigatório para que o empregador o faça todo mês em uma conta aberta em nome do próprio trabalhador na Caixa Econômica Federal.

O FGTS só pode ser sacado se o trabalhador for demitido sem justa causa. Em outras situações o trabalhador não pode retirar esse dinheiro, que fica guardado na sua conta e só poderá ser usado na aposentadoria do trabalhador.

Se você tem dúvidas como consultar o FGTS, seu saldo e extrato pelo CPF saiba que é um processo bastante simples. Você apenas precisa ligar para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal através do número 0800 726 0207 e seguir todas as instruções concedidas na chamada. Depois você precisa informar o número do seu CPF e logo depois, você vai receber as informações a respeito do seu Fundo de Garantia.

Você também pode consultar o FGTS de maneira online e sem precisar sair de casa. Você somente precisa ter em mãos o número do seu RG, o número do seu PIS, o número do seu CPF, o seu título de eleitor. Depois, você precisa acessar o site diretamente pelo endereço eletrônico www.caixa.gov.br. Acesse a opção Programa e Benefícios, clique na opção FGTS. Depois o link vai aparecer para você www.caixa.gov.br/extrato-fgts/. Então você coloca o número do seu PIS e a senha cadastrada de acesso.

Consultar FGTS
Consultar FGTS

Se for o seu primeiro acesso, você apenas precisa clicar na opção castrar senha e realizar o preenchimento do cadastro. É bastante simples e fácil. Apenas precisa fornecer algumas informações. Clique na guia FGTS e verifique o seu extrato de pagamento do Fundo de Garantia.

Além de você poder fazer a consulta pela internet, você também vai poder consultar o FGTS pelo seu celular. O serviço é oferecido pela Caixa Econômica via SMS e é tudo gratuito. É possível realizar um castro no celular, e após o cadastro, você tem a possibilidade de acompanhar todas as transações e movimentações que acontecem no seu benefício.

Além do Fundo de Garantia, no portal do trabalhador no site da Caixa, você vai obter outras informações sobre diversos assuntos sociais, como por exemplo, Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS e o FGTS.

Se você tem dúvidas a respeito do cadastro virtual, mas precisa fazer a consulta do saldo e extrato do seu Fundo de Garantia, você pode consultar também de forma presencial. Você precisa comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com o seu cartão cidadão, que é o mesmo cartão que foi emitido pela Caixa. Você pode consultar o FGTS e outros assuntos direto pelo caixa eletrônica ou com uma atendente da Caixa.

Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para o número 0800 726 0101, que é a central de atendimento da Caixa. Aliás, essa central é um portal exclusivo de atendimento ao cliente e, por isso, entre em contato e esclareça o mais rápido possível suas dúvidas a respeito do FGTS e as consultas com CPF do seu FGTS.

Vale lembrar que você pode consultar o FGTS tanto com a senha cadastrada via internet ou com a senha cidadão também.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *