Você sabe tudo sobre o saldo do FGTS?

Saldo do FGTS: É comum que o FGTS seja cercado de muitas perguntas e, por vezes, de mitos. A maioria dos trabalhadores com registro formal não sabem como funciona muito bem esse benefício. Saldo do FGTS, Extratos, contas inativas: são diversos assuntos sobre o tema, mas pouca gente entende a fundo o que cada um significa. Fique ligado e saiba mais sobre o saldo do seu FGTS.

Contas inativas são aquelas contas bancárias que tem um vínculo com um contrato de trabalho extinto, ou seja, você saiu da empresa e a sua conta do FGTS ficou inativa. Uma única pessoa pode ter várias contas do FGTS na Caixa Econômica Federal, uma conta para cada trabalho que essa pessoa tiver. Mas se você tem uma conta vinculada a um emprego antigo, mas a empresa que você trabalhava faliu, você pode sim, segundo a Caixa, sacar esse dinheiro. Mas se você está no seu primeiro emprego, você não pode sacar o seu saldo do FGTS pois sua conta está ativa.

Mas se engana quem acha que todas as contas inativas do FGTS possuem dinheiro para sacar. Ocasionalmente, algum trabalhador pode ter sacado o dinheiro atendendo os requisitos previstos nas regras do saque do FGTS. Sinto muito nesses casos, mas a grana não vai existir para saque.

Para consultar o saldo do FGTS da sua conta, basta acessar o site da Caixa ou fazer o download do app do FGTS no seu celular, informar o seu número de PIS e a senha que você cadastrou para serviços online. Se você não possui ainda essa senha, você vai precisar cadastrá-la.

Saldo do FGTS
Saldo do FGTS

Veja como verificar o seu saldo do FGTS ou pedir seu extrato. Através da agência da Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode verificar o seu saldo do FGTS. Você vai precisar ter em mãos um documento com foto, o número do PIS (você encontra na sua carteira de trabalho). Mas se você tem o Cartão Cidadão, você pode verificar o seu saldo diretamente no caixa eletrônico. O Cartão Cidadão pode ser solicitado na própria agência do banco.

No site da Caixa Econômica Federal, você também pode consultar o seu saldo do FGTS informando o seu número de PIS e a senha que deve ser criada pelo próprio trabalhador. Mas se você tem a Senha Cidadão, você pode usá-la. O site vai mostrar o seu saldo e os lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses. Você também pode fazer o cadastro para receber mensalmente as informações sobre os depósitos na conta vinculada ao FGTS por e-mail ou por mensagem de texto, dependendo da operadora do seu celular. Vale ressaltar que, quem faz essa escolha, deixa de receber o papel bimestral em casa, mas continua recebendo o extrato anual.

Se você é mais moderno, gosta de evitar ir ao banco e prefere a segurança do aplicativo ao invés do site da Caixa, você precisa fazer o download do app FGTS Fácil pela loja do seu celular. Ele está disponível para download gratuito para iOS, Android e Windows Phone. Se você tiver problemas com o uso de qualquer uma dessas plataformas ou está preocupado com sua segurança, entre em contato com a Caixa pelo telefone 0800 726 0207.

Entendeu agora sobre o saldo do FGTS? Se ainda não, tem muito conteúdo sobre na internet, na página da Caixa e você também pode entrar em contato pelo telefone mencionado acima. O seu saldo precisa estar sob seu controle e todos esses serviços podem te ajudar a entender cada centavo que você tem direito. Outros assuntos que você, eventualmente, tiver dúvidas, procure uma agência da Caixa Econômica Federal e eles poderão te explicar tudo com o máximo de segurança possível.

Não deixe de conhecer o material completo para correção do FGTS, clique aqui e saiba mais!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *