Você sabe consultar o FGTS de sua conta? Veja como fazer

Como consultar o FGTS: É evidente a importância do FGTS para todos os brasileiros. Afinal, foi um avanço a conquista deste direito em meio a tantas lutas pelo povo. Mas muita gente ainda não sabe como funciona o FGTS e nem conhece a fundo seus direitos. Aprenda aqui a consultar o FGTS.

A Caixa Econômica Federal, que administra e opera o FGTS, oferece muitos serviços que podem ajudar os trabalhadores a acompanhar todas as movimentações de suas contas vinculadas. Por exemplo, através do celular o trabalhador pode receber uma mensagem de texto com todas as movimentações e transações que a empresa fez na sua conta vinculada na Caixa Econômica Federal. Esses avisos por mensagens informam sobre o valor do depósito mês a mês feito pelo empregador, o saldo com juros e todas as atualizações financeiras. Se houver a liberação de saques ou ajustes na conta do empregado, a mensagem chega pelo celular avisando. Mesmo com este serviço, o Correio vai continuar enviando o extrato anual para o empregado.

Consultar o FGTS
Consultar o FGTS

Você também pode conseguir consultar o FGTS através do extrato, acessando o site e informando o seu número do PIS, que está na sua carteira de trabalho, e sua senha cadastrada. Se você não tem uma senha cadastrada, pode informar a sua Senha Cidadão. Neste serviço você tem o detalhamento dos seus dados cadastrais e os lançamentos realizadas na sua conta nos últimos seis meses pelo empregador. A tela do Extrato do FGTS exibe todas as suas contas vinculadas ao FGTS.

No manual de orientações e emissão para consultar o FGTS e seu extrato com informações de contas vinculadas, no site da Caixa Econômica Federal, você encontra todas as informações detalhadas sobre a forma e critérios para realizar todas as consultas de diversas formas. Através do site, você pode também consultar o extrato do FGTS, completo ou parcial, atualizar o seu endereço e verificar se há créditos complementares.

Para nossa informação, a distribuição de resultados do FGTS foi instituída pela Lei 14.446 de 2017 e representa a melhor remuneração das contas vinculadas, uma vez que serão distribuídos em até 50% do valor do resultado positivo liberado pelo Fundo de Garantia, ano a ano, mediante a autorização dada em Resolução do Conselho Curador do FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado, da forma como é, em 13 de setembro de 1966, e entrou em vigor, em 01 de janeiro de 1967. Atualmente, é regido pela lei de número 8.036 de 11 de maio de 1990 e é gerido e administrado por um Conselho Curador, que é um colegiado tripartite e composto por entidades que representam os trabalhadores, empregadores e o Governo Federal.

É importante ficar atento e sempre consultar o FGTS. Dessa forma, a gente consegue saber se o empregador está fazendo os depósitos devidamente. Além disso, em 2017 houve alterações no FGTS devido a reforma trabalhista e implica nas seguintes mudanças: criação do trabalho intermitente; criação da rescisão por acordo entre empregado e empregador; alteração do prazo de recolhimento de verbas rescisórias, independente do tipo de aviso prévio; simplificação do saque por rescisão contratual.

Vale lembrar que o Cartão Cidadão facilita os acompanhamentos do FGTS e suas consultas. Para fazer a solicitação do Cartão Cidadão é importante e necessário que você esteja cadastro no PIS, no número de Inscrição Social ou no número de Inscrição do Trabalhador. Os seus dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos para a Caixa. O cartão não vai ser emitido se você já tem outro referente aos programas de transferência de renda, como por exemplo, o Bolsa Família, já que com ele você também pode realizar as operações do seu FGTS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *