Use o saldo do FGTS para realizar o sonho da casa própria

Comprar imóvel com o saldo do FGTS: Comprar um imóvel é o sonho para muita gente que ainda não tem a casa própria. Com tanta burocracia e preço nas alturas, realmente, parece um grande desafio realizar o tão desejado sonho. Mas você sabia que com o dinheiro do seu FGTS é possível você comprar um imóvel? Não? Nosso artigo traz a você algumas dicas sobre como comprar um imóvel usando o saldo do FGTS.

A primeira coisa que você precisa saber é que o saldo do FGTS de sua conta pode ser usado para pagamento de casa própria. Existem três formas de como fazer isso e uma delas pode te ajudar a conquistar o seu sonho.

Se você deseja construir um imóvel ou comprar um, o saldo do FGTS pode ser liberado e usado por você fazer o pagamento total ou parcial. Se você deseja usar o seu saldo para quitar totalmente a sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no Sistema Financeiro de Habitação. Um outro recurso, você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, mas o contrato de financiamento deve ter sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Saldo do FGTS
Saldo do FGTS

Você também pode usar o saldo do FGTS para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações. Basta fazer o seguinte: verifique o saldo da sua conta do FGTS e veja quanto você pode usar nas operações de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda das parcelas do seu contrato de financiamento.

Depois junte toda a documentação necessária e entregue na agência da Caixa Econômica Federal ou no Correspondente da Caixa. O banco vai analisar toda a documentação e, caso for aprovada, o seu saldo do Fundo de Garantia é investido na sua casa própria.

Então fique esperto e anote toda a documentação necessária para a transação: documento oficial de identificação com foto, extrato da conta vinculada ao FGTS, carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS, declaração do imposto de renda de Pessoa Física. Se você é um trabalhador avulso, você vai precisar da declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.

Presta atenção agora nas condições para o comprador. É preciso ter, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, mesmo que em períodos ou empresas diferentes. Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do país. Não pode ser possuidor, comprador, proprietário, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no município onde mora ou onde você exerce seu trabalho principal. Você precisa estar com as prestações do seu financiamento em dia, na data em que pedir para usar o saldo do FGTS. Você deve ser titular ou coobrigado no financiamento que pretende pagar parte do valor das prestações.

O imóvel também deve atender algumas condições para poder estar aplicado a usar o saldo do FGTS. O valor da avaliação deve ser até 950 mil reais para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal e 800 mil reais para os demais estados.

Ser de propriedade do proponente o terreno e objeto da construção do imóvel, no caso de construção sem aquisição de terreno, ser residencial urbano, destinar-se à moradia do titular, apresentar na data da avaliação final plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção, estar matriculado no RI competente e sem registro de gravame que resulte em impedimento à sua venda. No caso de aquisição de terreno e construção em andamento, não ter sido objeto de uso do saldo do FGTS há menos de 3 anos.

Já que agora você sabe todas as regras e como fazer, boa sorte e boa compra.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *