O seu extrato do FGTS pode te ajudar a evitar problemas

Se ao consultar o seu extrato do FGTS por um dos serviços da Caixa Econômica Federal, você perceber que a sua conta está ativa, quando deveria estar inativa, significa que o seu antigo empregador não deu baixa no seu contrato de trabalho. Mas, calma lá! Tem um jeito e a gente te mostra como.

Para que o problema seja resolvido, o trabalhador deve procurar alguma agência da Caixa com a rescisão do contrato de trabalho ou algum outro documento válido que comprove a saída da empresa. Caso não for possível, o trabalhador terá de procurar a empresa para que seja providenciado algum outro documento. Se não houver nenhum acordo, o trabalhador pode ainda procurar a Superintendência Regional do Trabalho para denunciar a empresa.

Para você ter acesso ao seu extrato do FGTS, você pode entrar no site oficial da Caixa, clicar em Benefício do Trabalhador, FGTS e depois em Senha do FGTS. Isso porque você precisa cadastrar uma senha via internet para fazer uso de alguns serviços que disponibiliza o seu extrato.

Após acessar o link que colocamos acima, o site te direcionará para um outro site que é especificamente sobre o extrato do Fundo de Garantia. Você precisa ter em mãos o número do seu PIS, clique depois em Cadastrar Senha. Aparecerá para você um contrato de termos e condições, você vai precisar lê-lo e depois clicar em Aceito.

Extrato FGTS
Extrato FGTS

Você vai cadastrar todos os seus dados pessoais, aqui você precisará do seu título de eleitor. Caso o seu título de eleitor esteja suspenso, ou com qualquer outra irregularidade, pode ser um problema e você vai precisar procurar a Justiça Eleitoral.

Depois você vai criar uma senha de até oito dígitos. Essa senha deve ser segura, confiável e não pode ser de fácil adivinhação. Lembre-se: é tua segurança. Confirme novamente a sua senha, agora você vai receber uma notificação de senha cadastrada. Uma outra página vai abrir e você vai precisar inserir o seu número de PIS e a senha que  você cadastrou, clique em OK. Agora, pronto, você já pode consultar o seu extrato do FGTS.

Você também pode consultar o seu extrato via aplicativo e é muito fácil fazer o cadastro. Baixe o seu aplicativo na loja disponível, toque em Primeiro Acesso. O mesmo contrato de termos e condições vai aparecer na sua tela, leia-o e toque em aceitar. Você vai precisar do seu número do PIS, informe no campo correspondente e toque em Continuar. Preencha o formulário que vai aparecer na sua tela e toque em Continuar. Agora, você vai precisar criar uma senha segura de até oito dígitos, toque em Cadastrar. Você agora tem disponível o aplicativo para consultar o seu extrato do FGTS.

Parece algo tão simples que, às vezes, não damos a importância como deveríamos. Em 2015, muita gente ficou desesperada ao perceber que não poderiam sacar o dinheiro de suas contas inativas, pois as mesmas ainda estavam ativas já que os empregadores não fizemos corretamente o procedimento que deveriam.

Por isso mesmo, atente-se ao seu extrato do FGTS e consulte regularmente, ao menos, uma vez por mês, você deve criar este hábito.

Outros problemas também podem ser evitados ao consultar o extrato, golpes ou se a empresa está depositando o valor devido e correto, por exemplo. Uma coisa é certa: ninguém tem a desculpa de dizer que não consegue consultar o saldo do FGTS já que existem diversas ferramentas disponibilizadas pela Caixa e também muita informação na internet sobre o assunto. É importante a gente saber que existem problemas que a gente pode evitar e consultar o extrato do seu FGTS pode ser uma das maneiras mais efetivas de você evitar problemas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *