Extrato FGTS: Aprenda como consultar

Como consultar o Extrato FGTS de sua conta? Todo trabalhador brasileiro que estiver admitido formalmente num emprego, tem direito ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Benefício que entre outras coisas, visa auxiliar o trabalhador em investimentos como a casa própria. Mas, quem pode recorrer a este benefício? Como dá entrada? Vamos apresentar respostas para essas dúvidas.

Tem direito ao FGTS os trabalhadores regulados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), devidamente registrados. Enquadram-se nesse perfil os trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Poderá solicitar o saque do FGTS trabalhadores demitidos sem justa causa, ou que apresentem motivos como aposentadoria, doenças graves, mais de três anos sem depósito na conta, entre outros.

Acompanhar a movimentação em sua conta de FGTS é fundamental, pois possibilitará saber se o empregador não tem realizado os depósitos regulares. A seguir mostraremos como fazer para consultar o extrato de FGTS.

Extrato FGTS
Extrato FGTS

Extrato FGTS

Existem algumas formas de consultar o extrato FGTS. As duas mais práticas são pelo site da caixa, e utilizar o aplicativo para celulares. Porém, o trabalhador precisará ter o Cartão do Cidadão, pois só com sua senha de 6 dígitos ele poderá ter acesso as ferramentas de consulta. Montamos um passo a passo para facilitar o acesso.

Site da Caixa

1 – O trabalhador precisa criar uma senha de internet para ter acesso (servirá para usar no aplicativo do celular). Você pode obtê-lo clicando aqui.

2 – Na primeira caixa informe o NIS ou PIS/PASEP, depois clique em CADASTRAR SENHA.

3 – Aparecerá um contrato de adesão de serviços da Caixa, leia-o e no final clique ACEITO.

4 – Será direcionado para página de “Cadastro da senha”. No primeiro campo informe a senha do Cartão do Cidadão, no segundo espaço crie uma senha de 6 a 8 caracteres entre letras e números, repita no terceiro espaço, resolva a charada de segurança e confirme.

5 – Com a senha criada siga para o este link.

Clique no ícone em destaque por amarelo “CONSULTAR EXTRATO COMPLETO DO FGTS”, faça o login com NIS ou PIS/PASEP, use a senha recém-criada e confira todas as informações de seu extrato do FGTS.

Aplicativo de celular

O trabalhador precisará ter um celular com acesso a dados de navegação, ou utilizar um sinal de Wi-Fi.

1 – Em seu aparelho celular (Android ou IOS) vá na “loja de aplicativos”.

2 – Em pesquisar e escreva “FGTS SALDO”, algumas opções surgirão, mas escolha a que tenha o nome “Caixa Econômica Federal”, como na figura abaixo:

3 – Faça o download.

4 – Após baixar o aplicativo, informe o número do NIS ou PIS/PASEP. A senha é a mesma utilizada na navegação pelo site. Mas, não tenha senha da internet, clique em “PRIMEIRO ACESSO”, será mostrado o contrato de adesão, leia-o, confirme. Em seguida informe o número do NIS ou PIS/PASEP. Confirme alguns dados pessoais e siga para confirmar a senha. Lembrar que só poderá usar o APP se tiver a senha do Cartão do Cidadão.

Outras formas para consultar extrato de FGTS

Além dos meios digitais ainda é possível receber em casa o extrato do FGTS. A cada 2 meses é enviado uma correspondência para alguns brasileiros que optam por esse meio de comunicação. A desvantagem é a possibilidade de extravio e muitas vezes a entrega é atrasada, o que torna a informação um tanto obsoleta.

Outra forma de ser ter informações sobre o FGTS é ligando para o Caixa Cidadão o 0800 726 0207. A ligação é gratuita, mas algumas pessoas podem ter dificuldades em entender os dados passados.

Manter-se informado nunca é demais. Faça uso desses caminhos para consultar o extrato de FGTS. Com esse conhecimento o trabalhador terá como planejar o sonho da casa própria, por exemplo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *