Como encontrar o número do PIS e consultar seu FGTS

É importante sempre consultar o saldo do FGTS até para, eventualmente, realizar os saques. Mas já reparou que não conseguimos fazer nenhuma consulta se não tivermos o número do nosso PIS em mãos? Veja aqui como encontrar o número do PIS na internet!

Para poder realizar as consultas de saldo das contas inativas do Fundo de Garantia, o trabalhador vai precisar ter em mãos o seu número do PIS ou o número de identificação social, também chamado de NIS. Este número pode ser encontrado no extrato do FGTS que é enviado pela Caixa Econômica Federal via Correios, no Cartão Cidadão ou na sua carteira de trabalho.

FGTS
FGTS

Programa de Integração Social, conhecido como PIS e o Número de Identificação Social, o NIS são o mesmo número. A única diferença é que são geradas por bases de dados diferentes, por isso existem diversas nomenclaturas para o número.

Quando alguém consegue o seu primeiro emprego, o PIS é gerado por uma base de dados chamada de Cadastro Nacional de Informações Sociais, conhecido também como CNIS. O CNIS reúne todos os dados pessoais das pessoas que recebem benefícios como o Bolsa Família, por exemplo. É um número única que serve para várias consultas e benefícios, FGTS e Bolsa Família são apenas um exemplo.

Mas onde você pode encontrar o seu número de PIS? E se você não encontrar em nenhum desses meios mencionados acima? Você pode também acessar o site do CNIS e fazer a consulta. Veja como é bastante fácil.

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Lá você vai encontrar a palavra Inscrição, que é um link que ao clicar vai te direcionar para uma outra página. Procure pela opção Filiado. Agora, digite o seu nome completo no campo Nome do Filiado, preenche o nome completo da sua mãe. Vale ressaltar que os dados devem estar idênticos como está na carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação. Coloque o seu número de CPF e a data do nascimento. No campo documentos complementares, o número do RG já é mais do que suficiente, não coloque pontos e nem hífen. Para a confirmação da veracidade dos dados, você precisa digitar o texto que vai aparecer no CAPTCHA. Pronto.

Se os dados estiverem certos, vai aparecer uma mensagem em negrito e em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base de dados do CNIS. Anote o número do NIT que aparece no fim da mensagem. Este é o número de identificação como trabalhador.

Agora que você já sabe o seu número de NIS de cor e salteado, é muito fácil você consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site oficial da Caixa Econômica Federal, ou se preferir pelo app oficial do FGTS. Ao digitar o seu número, não use pontos e nem hífen. Caso você ainda tenha uma senha cadastrada para fazer o acesso, você vai precisar realizar o cadastro de uma senha segura pelo site da Caixa Econômica Federal ou também pelo app.

Acesse o site da Caixa e clique em FGTS. Lá vai aparecer um campo para você inserir o seu número do PIS ou NIS e depois digitar uma senha. Clique em Primeiro Acesso e a página vai te levar até um formulário online para você cadastrar uma senha.

Lembre-se a senha deve ser segura e não pode ser de fácil adivinhação. Quando fizer o cadastro de sua senha, não a insira em outros sites que não sejam da Caixa ou em apps não oficiais do FGTS.

Agora pronto, é só fazer a consulta de seu saldo do FGTS e ver se você pode sacar a sua grana.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *