Aprenda a consultar o FGTS pelo celular e internet

Consultar o FGTS: Muita gente tem dúvidas na hora de saber quanto o seu saldo do FGTS. Isso significa que a maioria dos brasileiros não têm o hábito de acompanhar os depósitos do Fundo de Garantia dos seus empregadores. E aí que começa a grande onda de problemas… Saiba como fazer a consulta do Fundo de Garantia e saiba quanto tem na sua conta.

Ano passado, o Governo Federal anunciou uma medida em que liberava as rendas das contas inativas para os trabalhadores. Em geral, foram mais de 24 bilhões de reais injetados na economia. Uma bomba de dinheiro para impulsionar o mercado. Mas antes mesmo do trabalhador poder, efetivamente, sacar essa grana. Já lotava as agências da Caixa Econômica Federal em busca de informações.

As principais dúvidas eram quem tinha o direito ao saque e quanto tinha de saldo. Mesmo com a possibilidade de verificar o saldo pela internet ou celular, a maioria preferiu procurar a agência. Já sabe, né? Foi aquela confusão!

Para cada trabalhador com carteira assinada é aberta uma conta na Caixa Econômica Federal com o nome do próprio trabalhador. Essa conta é aberta pelo empregador e tem vínculo com o contrato de trabalho. Quando o trabalhador sai da empresa sem justa causa, a conta torna-se inativa.

Para verificar todas as informações quanto ao seu Fundo de Garantia, basta acessar o site da Caixa www.caixa.gov.br. Ao entrar no item Extrato, o trabalhador pode encontrar todas as informações sobre a conta, como por exemplo, o número do PIS, o nome do empregador, nome do trabalhador, endereço, número da carteira de trabalho, número do FGTS, as movimentações da conta nos últimos seis meses e, por fim, a situação da conta: lá vai a informação importante, se tiver I significa que está inativa e se tiver A significa que está ativa.

Se, por exemplo, um trabalhador deixou o seu emprego em 2014 e a conta continua ativa, significa que o empregador pode estar ainda fazendo os depósitos do Fundo de Garantia. É importante entrar em contato com o banco para que eles tomem as devidas providências. No site da Caixa Econômica Federal existe um passo a passo importante e bastante detalhado sobre como consultar o FGTS e todos os seus serviços. Lá também explica quem tem o direito ao benefício e quem pode fazer os saques. Nas agências e app também é possível achar informações importantes.

Consultar o FGTS
Consultar o FGTS

Além disso, a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma central de atendimento sobre todos os assuntos relacionados ao Fundo de Garantia. O telefone é 0800 726 0207.

A forma mais rápida e segura, além de proporcionar mais comodidade, é através do aplicativo para celular do FGTS. Antes de usar o app, é preciso saber o número do PIS, Pasep ou NIT, que é o Número de Identificação do Trabalhador). O NIT é um código fornecido pela Previdência Social aos trabalhadores que não possuem cadastro no PIS/Pasep. Todos esses números podem ser encontrados na carteira de trabalho. Mas se, ainda assim, você não encontrar esses números, é possível ligar na Central de Atendimento da Previdência Social pelo telefone 135, o funcionamento é de segunda a sábado das 8h às 23h. É preciso informar alguns dados pessoais, como por exemplo, nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento. O número é fornecido na hora para o trabalhador via telefone.

O aplicativo do FGTS está disponível para download nas lojas online, de forma gratuita, para qualquer sistema operacional: iOS na App Store, Android no Google Play e no Windows Phone na Windows Store.

Você também vai precisar de uma senha cadastrada pelo site da Caixa. Caso não tenha essa senha, você pode usar a Senha Cidadão. Se ainda assim não souber nenhuma dessas senhas, basta acessar o site da Caixa e clicar em Primeiro Acesso. Pronto. Agora não tem desculpa para dizer que não sabe como consultar o FGTS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *